Eixo 3 Tecnologia

3. Tecnologia

Espera-se que neste eixo os professores cursistas sejam capazes de:
  • identificar o currículo construido no desenvolvimento do projeto e o papel das tecnologias utilizadas.
  • identificar conceitos de áreas de conhecimentos.
  • construir mapas conceituais sobre a aprendizagem desenvolvida ao longo deste curso.
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Neste terceiro eixo – o último – do curso Elaboração de Projetos, vamos analisar e sistematizar a experiência realizada com o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC.
Para isto, o primeiro passo é socializar o processo e o resultado do PITEC com os colegas da turma.

Apresentação dos projetos: 17/08/2011

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Atividade 1

Fórum 5 – Eixo 03

O processo de refletir sobre um conjunto de ações desperta ideias para outras maneiras de interpretar e compreender as possibilidades das tecnologias sendo utilizadas de forma integrada ao currículo.
Para dar continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma (apresentação dos projetos) com base no roteiro para análise, vamos compartilhar a visão que cada um teve ao ver o colega explanado seu projeto:
O que mais chamou atenção durante as apresentações?
Quais as conquistas e descobertas que mais se evidenciaram?
Quais as dificuldades encontradas?
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O que se aprende com o projeto?
O aluno aprende quando consegue aplicar conceitos de modo significativo. Pode-se dizer que o aluno tem mais facilidade de compreender o significado de um novo conceito quando consegue estabelecer relações e associá-lo com algo conhecido.
Mas quando ocorre a aprendizagem significativa?
Segundo Ausubel (1982), a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.
O conhecimento prévio (conceitos, ideias, proposição, representação) faz parte da estrutura cognitiva do aluno. Esse conhecimento prévio, denominado por Ausubel de subsunçor, funciona como “âncora” para os novos conhecimentos.
A aprendizagem significativa é um processo dinâmico no qual os alunos compreendem algo desconhecido através de relações estabelecidas com o que eles já conhecem. Daí a importância de o professor, durante a sua prática pedagógica, conhecer e valorizar o conhecimento prévio do aluno.

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Atividade 02

Interatividade usando correio eletrônico:

Após refletir que o desenvolvimento de projetos propicia aos alunos, a vivenciar uma maneira de aprender, colocando em ação aquilo que já conhece em um novo contexto, e que cada aluno possui sua extrutura congnitiva com base na suas experiêncaias de aprendizagem. Escreva um pequeno texto com o título " O que meus alunos aprenderam com projetos?" coloque seus dados de identificação e envie para três colegas de curso. Os colegas que receberem o texto deverão dar retorno colocando seu ponto de vista. 
Os email dos colegas serão enviados para os e mails pessoais de cada um.
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MAPAS CONCEITUAIS

O que são mapas conceituais?

Mapa conceitual é uma técnica de mapeamento para estabelecer relações entre conceitos e sistematizar conhecimentos significativos.
Trata-se de um diagrama que apresenta conceitos inter-relacionados formando uma estrutura conceitual. As relações entre os conceitos são representadas por linhas que devem conter palavras-chave, cuja função é explicitar a natureza das mesmas. Cada conjunto formado por dois ou mais conceitos e uma ou mais palavras-chave formam uma proposição que evidencia o significado da relação conceitual representada.
Os mapas conceituais podem ser elaborados com o uso de materiais concretos como papel e lápis, assim como com recursos computacionais, ou seja, com o uso de aplicativos e/ou software. Existem vários softwares para elaboração de mapas conceituais, entre eles o software CMapTools.
O mapa pode ser feito individualmente ou por um grupo de alunos.
O aluno pode fazer o uso do mapa para organizar suas ideias numa situação de estudo, de pesquisa. E o professor pode ter a intencionalidade pedagógica de analisar e avaliar o mapa do aluno para acompanhar o seu processo de aprendizagem, ou seja, para entender quais conceitos o aluno tem consciência de que foram aplicados no seu projeto e quais relações estão sendo estabelecidas.
A avaliação de mapas conceituais do aluno pode ser utilizada com a intenção de compreender o processo de construção do conhecimento do aluno, considerando, conforme destaca Dutra (2006), os níveis de implicações significantes:

     Siga o tutorial para baixar o Cmap Tools no Linux Educacional 
 

Atividade 3 

Elaborar um mapa conceitual do projeto que você desenvolveu, usando o recurso tecnológico que preferir(Cmap, editor de apresentação ou editor de texto) salvar e enviar para o email: cursoprojetos2011@gmail.com

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Atividade 4

Reflexão sobre a aprendizagem

O que aprendemos sobre Mapas Conceituais? O que aprendemos sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento do PITEC? E a integração das tecnologias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.


Para essa atividade vamos usar o webnote siga o passo a passo.  O endereço para postagem das reflexões é http://www.aypwip.org/webnote/cursoprojetos2011