- Conceituar currículo, sua organização, características e desenvolvimento por meio de projetos que integrem tecnologias;
- Propociar a identificação de conteúdos de áreas de conhecimento, estratégias utilizadas no desenvolvimento de projetos desenvolvidos em outros contextos educativos;
- Propor atividades que levem ao desenvolvimento de um projeto integrado no currículo – PITEC.
Vamos retomar alguns dados importantes para compreensão, de como trabalhar por projetos, assista a apresentação, e deixe sua contribuição no Fórum 1 eixo 2.
Para que o desenvolvimento de projetos traga efetivas contribuições à aprendizagem e propicie uma educação de qualidade, é fundamental considerar os instrumentos e linguagens que fazem parte da cultura da atual geração de alunos que hoje frequenta as escolas e vive na cultura digital da televisão com controle remoto, do telefone celular, do computador, mouse e internet. Ainda que muitas vezes poucos desses recursos estejam em seus lares, as crianças e jovens dessa geração,estão mergulhados na cultura digital.
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Atividade 1
Fórum 3 Eixo 2
Refletindo sobre a apresentação.
Atividade 2
1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum 4 Eixo 2 “Cultura Digital e Currículo”;
Paulo Freire, em Pedagogia da Esperança (2006), deixou uma mensagem essencial para os educadores(as) transformadores:
É preciso que o educador(a) saiba que o seu “aqui” e o seu “agora” são quase sempre o “lá” do educando. Mesmo que o sonho do educador seja não somente tornar o seu “aqui-agora” com ele, ou compreender, feliz, que o educando ultrapasse o seu “aqui”, para que este sonho se realize tem que partir do “aqui” do educando e não do seu. No mínimo, tem que levar em consideração a existência do “aqui” do educando e respeitá-lo. No fundo, ninguém chega lá partindo de lá, mas de um certo aqui. Isto significa, em última análise, que não é possível ao(a) educador(a) desconhecer, subestimar ou negar os “saberes de experiências feitos” com que os educandos chegam à escola.
O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum 4 Eixo 2 “Cultura Digital e Currículo”;
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Qual será o papel de cada educador nesse processo de construção do currículo por projetos com o uso de tecnologias?
Paulo Freire, em Pedagogia da Esperança (2006), deixou uma mensagem essencial para os educadores(as) transformadores:
É preciso que o educador(a) saiba que o seu “aqui” e o seu “agora” são quase sempre o “lá” do educando. Mesmo que o sonho do educador seja não somente tornar o seu “aqui-agora” com ele, ou compreender, feliz, que o educando ultrapasse o seu “aqui”, para que este sonho se realize tem que partir do “aqui” do educando e não do seu. No mínimo, tem que levar em consideração a existência do “aqui” do educando e respeitá-lo. No fundo, ninguém chega lá partindo de lá, mas de um certo aqui. Isto significa, em última análise, que não é possível ao(a) educador(a) desconhecer, subestimar ou negar os “saberes de experiências feitos” com que os educandos chegam à escola.
Atividade 3 - Reflexão sobre a aprendizagem
O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Escrever uma lauda de uma págima com seus dados de identificação, referências, etc enviar por email : cursoprojetos2011@gmail.com , estaremos dando retorno a todos os trabalhos recebidos.
Bom trabalho!...