Eixo 2 Currículo


No eixo 2 serão desenvolvidos os seguintes objetivos:
  • Conceituar currículo, sua organização, características e desenvolvimento por meio de projetos que integrem tecnologias;
  • Propociar a identificação de conteúdos de áreas de conhecimento, estratégias utilizadas no desenvolvimento de projetos desenvolvidos em outros contextos educativos;
  • Propor atividades que levem ao desenvolvimento de um projeto integrado no currículo – PITEC.

Vamos retomar alguns dados importantes para compreensão, de como trabalhar por projetos, assista a apresentação, e deixe sua contribuição no Fórum 1 eixo 2.

 

Para que o desenvolvimento de projetos traga efetivas contribuições à aprendizagem e propicie uma educação de qualidade, é fundamental considerar os instrumentos e linguagens que fazem parte da cultura da atual geração de alunos que hoje frequenta as escolas e vive na cultura digital da televisão com controle remoto, do telefone celular, do computador, mouse e internet. Ainda que muitas vezes poucos desses recursos estejam em seus lares, as crianças e jovens dessa geração,estão mergulhados na cultura digital.

******************

Atividade 1

Fórum 3 Eixo 2 
Refletindo sobre a apresentação. 


A Professora Léa Fagundes  desafia a reflexão colocando a seguinte questão: Você, educador, está pronto para cultura digital? Ouça as palavras da professora Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo.

Atividade 2

1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum 4 Eixo 2 “Cultura Digital e Currículo”;

***************


Qual será o papel de cada educador nesse processo de construção do currículo por projetos com o uso de tecnologias?

Paulo Freire, em Pedagogia da Esperança (2006), deixou uma mensagem essencial para os educadores(as) transformadores:
É preciso que o educador(a) saiba que o seu “aqui” e o seu “agora” são quase sempre o “lá” do educando. Mesmo que o sonho do educador seja não somente tornar o seu “aqui-agora” com ele, ou compreender, feliz, que o educando ultrapasse o seu “aqui”, para que este sonho se realize tem que partir do “aqui” do educando e não do seu. No mínimo, tem que levar em consideração a existência do “aqui” do educando e respeitá-lo. No fundo, ninguém chega lá partindo de lá, mas de um certo aqui. Isto significa, em última análise, que não é possível ao(a) educador(a) desconhecer, subestimar ou negar os “saberes de experiências feitos” com que os educandos chegam à escola.

Atividade 3 - Reflexão sobre a aprendizagem

O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
 
Escrever uma lauda de uma págima com seus dados de identificação, referências, etc enviar por email : cursoprojetos2011@gmail.com , estaremos dando retorno a todos os trabalhos recebidos.

Bom trabalho!...