Eixo 1 Projeto

Objetivos:

  •  Conceituar projetos;
  •  Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos;
  •  Planejar e elabolar projetos integrados com o uso das tecnologias e mídias;
  • Propiciar reflexão sobre aprendizagem.
Eixo 1 Projetos

Atividade 1

Refletindo no Fórum

Atividade 2



Leia este capítulo do texto, que está na integra na pagina inicial do Blog e depois participe do Fórum 2

 - Gestão das tecnologias na escola -
A gestão das tecnologias nas escolas é um processo novo que frequentemente, passa por três etapas:
  • Na primeira, as tecnologias são utilizadas para melhorar o que já vinha sendo feito, como o desempenho, a gestão para automatizar processos, diminuir custos. Na prática, o uso pedagógico das tecnologias ocorre de forma esporádica, para ilustrar um trabalho, digitar um texto, copiar uma informação da internet, ou seja, para tornar as aulas mais interessantes e atrativas.
  • Na segunda etapa, a escola insere parcialmente as tecnologias no projeto educacional. Cria uma página na Internet com algumas ferramentas de pesquisa e comunicação, divulga textos e endereços interessantes, desenvolve alguns projetos. Há atividades no laboratório de informática, mas mantém-se intocada a estrutura de aulas, disciplinas e horários.
  • Na terceira, que começa a evidenciar-se atualmente, se nota o amadurecimento do processo de implantação e o avanço da integração das tecnologias. As escolas repensam os seus projetos pedagógicos, o seu plano estratégico. A introdução de algumas mudanças significativas, como a flexibilização parcial do currículo e a inclusão de novas dinâmicas, busca integrar as tecnologias com os conteúdos curriculares por meio de atividades disciplinares, de resolução de problemas e de projetos que podem partir de um tema disciplinar, uma questão investigativa ou um tema transversal.
O que leva a escola e os professores a transitar da primeira para a terceira etapa do processo de apropriação das tecnologias na educação, ou seja, de integrar as tecnologias e as mídias em uma nova perspectiva de ensinar e aprender são fatores envolvidos em várias instâncias do sistema escolar. No entanto, um dos principais fatores é a falta de domínio técnico-pedagógico para se fazer a gestão das TIC no contexto de ensino e aprendizagem.
O administrativo está a serviço do pedagógico e ambos têm de estar integrados, de forma que as informações circulem facilmente? com as restrições de acesso necessárias, para visualizar qualquer informação que precisarmos checar ou para fazer previsões necessárias. A Internet é um espaço virtual de comunicação e de divulgação. Hoje é necessário que cada escola mostre sua cara para a sociedade, que diga o que está fazendo, os projetos que desenvolve, a filosofia pedagógica que segue, as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. É a divulgação para a sociedade toda. É uma informação aberta, com possibilidade de acesso para todos em torno de informações gerais.


Atividade 3

Visitem sites ou blogs de escolas que falam de projetos de aprendizagem ou um blog de uma determinada escola e compartilhe com os colegas da turma um dos  aspectos que considera inovador ou interessante para o trabalho da gestão na escola e na prática do professor. Se a escola em que atua tem um blog, aproveite para socializar na turma! Organize um banco de sites e socialize com os  colegas da sua escola.
Poste suas descobertas na Página Banco de Projetos. 


Atividade 4 – Proposta de Projetos
 
A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.
Orientações:
1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados na pesquisa que você realizou para montar o Banco de Projetos. Apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;
2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro Projeto como referência para elaborar a proposta;
4. A proposta deverá ser apresentada no próximo encontro.




Roteiro Proposta do Projeto 

1.Identificação
Nome do cursista
Nome da Escola(cidade/estado) Local
Série:
Número de alunos:
Turma/classe 
Professores envolvidos: 
Duração prevista para o projeto
2. Problemática a ser estudada/Definição doTema 
O que instiga/mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificaticva
Por que?
4. Objetivos
O que vamos fazer? 
5.Conteúdos
Quais Conceitos?(pode ex: Lńgua portuguesa: diferentes tipos de gêneros textuais) 
6. Disciplinas envolvidas
7. Metodologia/Procedimentos/Cronograma
Como o projeto será desenvolvido?(Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados(tecnológicos ou não)
9.Registro do processo
10.Avaliação e Resultados esperados
11.Divulgação/Socialização do Projeto realizado
Poster, Painel, Blog, Evento...
12.Referências